terça-feira, 30 de novembro de 2010

8- Mídia e Educação (X)

   Saber educar

A comunicação na família é fundamental e saudável tanto para os pais quanto para os filhos. Existe uma completa dedicação dos pais na criação de seus filhos para que possam ser equilibrados e felizes.
Anos atrás crianças eram educadas pelos pais que controlavam seu tempo de atividades diárias, sua alimentação, tarefas escolares e horas de sono. Infelizmente esta realidade mudou, pois quem cria os filhos agora é a mídia. Com a correria do dia a dia os pais saem para trabalhar e a TV fica a favor dos filhos colocando em suas cabecinhas ideias e princípios opostos aos que aprendera no lar.
Num desenho comum aparentemente inocente no período de 1 hora, cerca de 22 cenas de violência foram transmitidas na televisão. Aí está a explicação sobre as crianças que tem um comportamento agressivo que muitas vezes os pais não sabem o porquê do comportamento deles, já que em sua educação não fora passado esses princípios. É natural uma criança praticar o que assiste, pois não tem percepção do que é bom e ruim, absorvem tudo, prejudicando então suas emoções.
“Há muitas coisas violentas, impuras e inadequadas e tudo liberado para quem quiser ver. Uma criança pequena não tem a censura necessária para reter o que é bom e jogar fora o que não presta.”
 Já que os pais vivem na correria e deixam seus filhos em casa assistindo a TV, é importante que eles façam uma triagem daquilo que as crianças estão assistindo, lendo e ouvindo. Sendo assim estarão ensinando seus filhos como escolher programas apropriados e futuramente essas crianças vão agir da mesma forma com seus filhos, usando com sabedoria os meios de comunicação.


Referência:
Drescher, John M. Se eu começasse minha família de novo. 4. Ed.  São Paulo, SP; Ed.United Press, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário