sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Falta de informação prejudica coleta seletiva

Separar garrafa plástica, vidro e metal dos alimentos parece algo simples. Esse costume pode facilitar a trabalho de quem faz a coleta de lixo, mas nem todas as pessoas têm consciência dessa atitude e, por isso, não a praticam.

De acordo com o ambientalista Caetano Consolo, com a separação do lixo é possível evitar muitos males para a natureza e impedir futuros incidentes. “Fazendo a coleta seletiva você evita enchentes, doenças, contaminação da água potável, contaminação do solo e diminui a poluição visual”, explica.

Além disso, a redução dos resíduos que vão para lixões, aterros sanitários, ruas, rede de esgoto e mananciais é mais um dos benefícios para o meio ambiente.

A coleta seletiva pode se dar através de catadores comuns, empregados vinculados à empresas, em postos de troca, postos de entrega voluntária e através de coleta domiciliar. Consolo explica que a separação de materiais em casa pode ser feita sem muito esforço. Segundo ele, é necessário ter dois cestos de lixo disponíveis. “Um cesto para o lixo orgânico, que deve ficar em um local de difícil acesso para animais e bem tampado, e outro para o lixo que possivelmente poderá ser reciclado”, ensina. Já baterias e pilhas não devem ser jogadas no lixo junto com o material orgânico ou seletivo. “As baterias devem ser entregues em postos instalados em alguns bancos e supermercados para ser dado um destino final”.

Alisson Carvalho é coletor de lixo há um ano e cinco meses. Só depois de conhecer o trabalho ele valorizou a coleta e percebeu o quanto é importante para o meio ambiente. “Eu, antes, não dava importância. Sabia, mas não praticava”, confessa.

Ele acredita que muitos sabem o quão necessária é a coleta, porém, há um desinteresse em praticar. “Uma boa parte das pessoas não se preocupa. Elas têm informação sobre, mas não se interessam por coisas a respeito do ambiente”, lamenta.

O ambientalista discorda do ponto de vista de Alisson. Para ele, ainda falta conhecimento das pessoas sobre o assunto. “Infelizmente essas pessoas não possuem nem informações e nem consciência da importância da prática da coleta seletiva”, declara Consolo.

Essa falta de conhecimento e desinteresse não são apenas das pessoas, mas também dos comércios. “As empresas, de maneira geral, e o governo não dão tanta importância a essa questão, pois um bom programa de coleta seletiva envolve custos e poucos conseguem visualizar os benefícios de sua prática”, argumenta.

De acordo com Alisson, as pessoas precisam perceber a gravidade de não fazer o que é preciso. “A gente tem que fazer um pouquinho pela sociedade que vivemos. O lixo não tem culpa de estar ali. Se está fora do lixeiro é porque alguém colocou. Cada um deve fazer sua parte”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário