terça-feira, 30 de novembro de 2010

2- Mídia e racismo (X)



                                                                        Igualdade cumprida! Será?


Em meio a tanto avanço tecnológico o homem esqueceu o principal: respeito ao próximo.  Existe separação de pessoas não só no cotidiano, mas também nos meios de comunicação. Uma grande parte da população ainda é ingênua ao conteúdo que a TV, rádio, jornal e outras mídias transmitem, acreditam que esses meios mostram toda a verdade e que seu objetivo é apenas  informar e não manipular.
A mídia tem um papel fundamental na formação de pensamentos das pessoas já que elas são diretamente influenciadas pelo que a mídia transmite. O livro “Mídia e racismo” de Silvia Ramos, fala que o racismo na imprensa é um assunto que precisa ser discutido e não deve continuar no “intrigante silêncio” que ela se encontra hoje.
Nas novelas, filmes e programas que passam na TV existem alguns atores negros, mas nem sempre foi assim. Os negros ganharam um “espaço” nas novelas para dar a impressão que as emissoras estão preocupadas com a igualdade. O negro quase sempre fica com o papel de empregado, bandido, pobre, barraqueiro e raramente são protagonistas. A presença ou ausência do negro causa muita discussão, cota nas universidades para alunos negros, inclusão de negros na cultura, política, mídia, são assuntos que não seria necessário discutir, pois a cor não modifica o pensamento do ser humano e não o torna de outro mundo. As coisas estão melhorando no aspecto de inclusão, mas ainda tem muita coisa pra melhorar. Numa visão geral (claro que não dá pra generalizar) o Brasil é um país racista. Se não fosse nem era necessário discutir esses assuntos, pois não haveria preconceito para ser discutido. Infelizmente, foi passado este preconceito principalmente através dos meios de comunicação.
Não só a TV, mas outros meios tem um poder muito grande de criar opiniões nas pessoas que não são verdadeiras. Ela deveria ser usada para mostrar aos expectadores que todos são iguais apesar das diferenças e que todos tem direito ao respeito e igualdade. Se os meios de comunicação forem utilizados corretamente a população brasileira estará vacinada contra o preconceito e racismo.

Referência:
RAMOS, Silvia (org.), Mídia e Racismo. Rio de Janeiro, Pallas, 2002


Nenhum comentário:

Postar um comentário