quinta-feira, 11 de novembro de 2010

1- Mídia, capitalismo e consumo supérfluo



De consumidor a consumista                                                                                            

  
“O supérfluo, com o tempo, torna-se numa coisa muito necessária.”George Buffon.  Este pensamento resume como o capitalismo e a mídia mudam o comportamento         do ser humano.

               O avanço tecnológico, a mídia e o marketing geram um sistema de consumismo na sociedade capitalista, no qual fazemos parte. O homem cria uma necessidade de possuir algo novo. Hoje até as crianças são vítimas dessa manipulação que é passada através das propagandas que usam a linguagem infantil para alcançá-las. Os jovens e adolescentes são alvos fáceis. Consomem com o objetivo de serem reconhecidos, status, aceitos e querem se aparentar moderno e com recursos para fazer a troca sempre que sair algo novo na mídia.  O adulto, apesar de sua maturidade, também é vítima das propagandas, status profissional e materialismo.
                O filme “Os delírios de consumo de Becky Bloom”, baseado no livro de Sophie Kinsella Os delírios de consumo de Becky Bloom” e “Delírios de consumo na 5ª avenida”, mostra a realidade de uma sociedade onde pessoas consomem exageradamente e invertem os papéis de consumidores para consumistas. O consumidor compra o que é necessário, ao contrário do consumista que cria uma necessidade de comprar algo que não precisa.            
                Segundo Anabela Paiva e Silvia Ramos, escritoras do livro “Mídia e Violência”, a mídia é que cria essa necessidade em nós e acabamos sendo levados pela carência dessas necessidades. “O grande produto do capitalismo é a carência. Somos todos levados, pela propaganda, a estabelecer uma série de necessidades fictícias, seja o novo I-pod, a TV plasma ou o Jeans importado.” (p. 94)                                         
O ser humano não pode se deixar levar pela mídia e outros meios que o alcança. Deve ter um olhar crítico e maduro para que a vida não seja um lixo de coisas supérfluas.

Referências
RAMOS, Silvia e PAIVA, Anabela. Mídia e Violência: tendências na cobertura de criminalidade e segurança no Brasil. 1. Ed. Rio de Janeiro, RJ. Ed. IUPERJ (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário